Hoje no Bem Estar – 06/03: Programa fala sobre a saúde da bocaComo se recuperar depois do Carnaval? MANDE PERGUNTAS’

Quem dançou, dançou! A maioria silenciosa inicia sua volta à vida normal.

Os abusos alimentares e etílicos de muitos já mostram o tamanho da conta a ser paga, pior são os abusos de estimulantes, energéticos e drogas.

As tradicionais receitas de comadres e dos mui amigos são várias: tomar azeite puro (argh!), refrigerantes de cola com café! Acido acetil salicílico (a velha aspirina, AAS e similares) em doses cavalares!

Café amargo com antiácidos e outras dicas menos conhecidas, consideradas apenas alternativas, sem respaldo médico.

Essas conhecidas receitas caseiras não são curativas e nem milagrosas, tendo efeito mais psicossomático do que físico, porém algumas mais radicais que podem agravar os sintomas digestivos ou mesmo trazer novos problemas médicos.

Bom, a verdade é que devemos cuidar da famosa “intoxicação” aguda do aparelho digestivo, representada por náuseas, má digestão, vômitos, dores de cabeça, tonturas, gosto amargo/metálico na boca etc. que é o resultado dos abusos ocorridos.

Além da medicação específica, no mínimo por três dias, a orientação é consumir apenas alimentos sem gordura e de fácil digestão, usando pouco sal e nada de açúcar. Pela sua composição “forte e gordurosa”, evitar os molhos e temperos de toda ordem sem exceções.

Na ocorrência de problemas cardíacos, como palpitações, elevação da pressão, falta de ar,dores no peito… Procurar o cardiologista sem delongas, porque certos sintomas não devem perdurar muito tempo sem diagnóstico e correspondente tratamento.

As atividades físicas devem ser reiniciadas gradativamente, iniciando duas a três vezes semanais e dependendo do nível de desgaste durante o carnaval, levar mais tempo para aumentar a intensidade dos treinos. Analgésicos e anti-inflamatórios devem ser mantidos fora do contexto do tratamento, por não acrescentarem nada de útil e induzirem riscos ao aparelho digestivo.

Uma certeza, o ano começou! Feliz Ano Novo a todos

Anúncios

Publicado em 06/03/2014, em Audiência da TV. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s