Devido a crise, Record exibe quatro vezes mais enlatados que a Globo

Breaking_Bad_Title_Sequence

A Record é segunda emissora da TV Aberta que mais produz programação própria no Brasil, porém exibe quatro vezes mais enlatados do que a Globo no horário nobre. A emissora fechará esta semana com 15 horas e 45 minutos de séries e filmes entre 18h e 1h. Já a Globo tem 3h45min semanais de conteúdo importado na grade noturna.

Nos últimos cinco anos, a Record foi a rede que mais trocou produções próprias por enlatados no horário nobre. Entre 2009 e 2014, o espaço para séries e filmes estrangeiros aumentou 85%, de 8h30min para 15h45min semanais. O crescimento dos produtos americanos na grade é reflexo da crise enfrentada pela emissora e a consequente queda na produção própria, com a interrupção da realização de séries e do segundo horário de novelas.

No mesmo período, a Globo tirou da programação 57% de conteúdo importado (de 8h45min para 3h45min semanais). No SBT, a queda foi de apenas 5%, de 18h55min para 17h55min por semana, com a estreia das produções próprias “Arena SBT” e “The Noite”. Entretanto, ainda é a que mais exibe enlatados na grade noturna dentre as três principais emissoras.

A Record reformulou a programação no horário nobre e, desde fevereiro, exibe as séries “Era Uma Vez”, “Breaking Bad” e “Engana-me se Puder” na sequência, “sacrificando” “Pecado Mortal”, que passou a competir com a novela das 21h da Globo. Situação bem diferente em 2009, quando privilegiava as produções próprias. No período, a faixa tinha duas novelas (“Os Mutantes” e “Chamas da Vida”) e uma linha de shows às 23h, com a série “A Lei e o Crime”, o humorístico “Show do Tom” e o reality show “Troca de Família”.

A audiência não acompanhou as mudanças. Em 2009, as produções próprias da Record tinham médias de até 16 pontos na Grande São Paulo. Hoje, as séries não passam de seis e perdem constantemente para o SBT.

Com as alterações na grade, 2014 tornou-se o segundo ano da Record com mais enlatados no horário nobre desde o projeto “A caminho da liderança”, em 2004.

Com o lançamento da nova programação da Record, que será anunciada na próxima terça-feira (18), o espaço dos enlatados diminuirá com as estreias de “Aprendiz Celebridades”, programa da Sabrina e “Me Leva Contigo”, além da série “Conselho Tutelar” e da retomada do segundo horário de novelas, no final do ano.

Informações de Paulo Pacheco, do “Notícias da TV”.

Publicado em 17/03/2014, em Audiência da TV. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comente!